DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Abra sua mente para a inovação aberta

Abra sua mente para a inovação aberta
DNA de Inovação
mai. 21 - 5 min de leitura
000

Importantes nomes do ecossistema de educação, Ryon Braga e Rubens Fava trazem provocações e discussões preciosas para quem pretende empreender

 

Sem dúvida alguma, a inovação tornou-se um assunto urgente e estratégico em todos os setores da sociedade. Em qualquer lugar do planeta, essa questão é prioridade nas rotinas diárias de negócios dos mais diversos formatos.

 

Com o boom tecnológico, impulsionado ainda mais durante a pandemia  e no “novo normal”, a inovação tornou-se pré-requisito. Nesse cenário, ainda há muitas visões distorcidas sobre o real significado de inovar e suas implicações. Por isso,  o novo episódio do “Quebrando a Cuca” está imperdível.

 

Inseridos no ecossistema da educação, Ryon Braga, CEO da Rede Multiversa de Educação, e Rubens Fava, expert em gestão, administrador, economista e autor de livros na área, traduzem a inovação sem complicações e com direito a importantes provocações.


“A educação tem uma responsabilidade grande para o processo de inovação”, fala Braga.

 

Com uma jornada inspiradora, Ryon Braga, formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), abraçou a educação e fez história no ensino superior. Foi reitor de diversas instituições e lidera movimentos que permitiram, por exemplo, o surgimento de incubadoras e aceleradoras.

 

Fava, que passou por grupos de referência, como Bom Jesus e Positivo, também desenvolveu importantes ações em educação no Senac. Para ele, não há segredo para a inovação: “A inovação começa por você”, completa.

 

Essa dupla talentosa trouxe à tona insights preciosos sobre a inovação aberta.

“Tem que estar disposto a compartilhar ideias”, avisa Braga.

Para ele, a inquietude, no sentido de não ser conformista, e a curiosidade são peças-chave nesse momento.

 

Na prática, isso significa desapegar de velhos conceitos, como manter processos em sigilo e permanecer preso apenas às discussões internas.


“Reter o conhecimento para você é burrice. Quanto mais uma empresa compartilha, mais ela cresce”, provoca Fava.

 

Para os empreendedores de plantão, principalmente àqueles que almejam transformar uma startup em unicórnio, Ryon chama à realidade. Para ele, esse objetivo é quase como desejar o bilhete premiado da Mega-Sena, ou seja, tem que ter os pés no chão.

“Há um mundo de problemas extremamente relevantes procurando soluções fora desse escopo de escala”, finaliza.

Captou?

 


Caminhos para buscar a inovação aberta

 

  • Defina os objetivos e estratégias de inovação: aposte em uma proposta clara.

 

  • Busque e estabeleça conexões com fontes externas de inovação - de universidades a startups.

 

  • Desenvolva uma cultura de inovação: valorize a colaboração, a criatividade e a disposição para explorar ideias externas.

 

  • Gerencie o processo de inovação. Aposte em uma equipe dedicada à gestão da inovação aberta, responsável por identificar oportunidades, avaliar parcerias e monitorar o progresso dos projetos.

 

  • Incentive a comunicação aberta e a experimentação dentro da empresa.

 

  • Estude formas de proteger a propriedade intelectual.

 

 De fato, a inovação aberta assegura várias vantagens significativas para as empresas: acesso a uma maior diversidade de ideias, redução de custos e riscos, aproveitamento de tecnologias emergentes, entre outros aspectos. É hora de aprender a desaprender. Permita-se!

 





Assista ao streaming! 🎙️

E aí, tá realmente por dentro da inovação? Sabe distinguir o que é a incremental, disruptiva e aberta? Bora rever esses conceitos? Então, confira o bate-papo de Ryon Braga, CEO da Rede Multiversa de Educação, e Rubens Fava, expert em gestão, administrador, economista e autor de livros na área, com Iuri Lenzi, fundador da Zinz, e o professor e doutor Dornelles Vissotto Jr., da UFPR, que é mentor e analista de investimentos de venture capital e smart money para aceleradoras de startups e fundos de investimento da Condor Connect.




A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras (transmitido no Facebook, LinkedIn e YouTube, além de estar disponível no Spotify)  traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a diferença.

  • Acompanhe o “Quebrando a Cuca” também no Spotify. Clique aqui e ouça agora mesmo o podcast.
  • Quer mais insights poderosos desse bate-papo? Tenha acesso ao quadro Sem Papas na Língua tornando-se assinante da Comunidade DNA de Inovação. Clique aqui e fique por dentro.

 




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você