A RWS é o sistema operacional do varejo – uma plataforma
data cloud que conecta sistemas legados a soluções e canais digitais, gerindo
dados centrais e regras de negócio, para a resolução de problemas nas operações
de gestão dos varejistas. Ela nasceu e está sendo construída a partir da
experiência que tivemos numa startup anterior, uma plataforma de delivery para
supermercados, antes de ser vendida para um grupo paulista. Queremos levar para
todo o mercado varejista os aprendizados que tivemos naquela operação, numa
plataforma que atenderá várias empresas do segmento e as conectará a diversas
soluções digitais.
A RWS terá dentro de sua plataforma uma app store que será o
canal para diversas soluções digitais para o ambiente corporativo e operações
de varejo (como softwares de separação de pedidos em loja física, software de
produção em loja, para açougue e padaria por exemplo, software de abastecimento
de gôndola etc.) se apresentarem aos clientes da RWS. Estando presentes na app
store e pré-integrados na plataforma, a integração com novos varejistas e
acesso a seus dados se dará de forma muito rápida, quase instantânea.
Uma outra característica importante é a interface no-code
da RWS, o que significa que qualquer usuário de negócio poderá contratar uma
ferramenta para colocar em uso no seu dia a dia (por exemplo, um analista de
marketing começando a usar sistema de precificação dinâmica), assim como baixamos
um app qualquer em nossos celulares. Isso tudo sem depender da ajuda do time de
tecnologia, que em geral tem uma agenda mais crítica com a manutenção e
otimização dos sistemas e da infraestrutura em uso.
Dessa forma, aceleramos a digitalização dos varejistas,
aproximando e conectando soluções a varejistas e removendo barreiras de
implementação.
Neste momento, a plataforma está focada na gestão da
ruptura, um problema antigo do varejo que se agravou com o crescimento dos
canais digitais, com o objetivo de aumentar o giro do estoque das lojas físicas
e a satisfação dos consumidores. Isso será feito com um módulo de
rastreabilidade de estoque, acompanhando com muito mais detalhe toda a
movimentação de produtos até o faturamento, e um módulo de catálogo, que
concentra e flexibiliza as informações necessárias para a boa gestão do varejo.
Pensando que a RWS é uma plataforma construída para que
possa atender diversas empresas e que através da app store aproxima os
varejistas de soluções digitais, é fácil perceber que abertura e colaboração
estão na nossa essência. E isso será fundamental para construir a plataforma,
com a participação de varejistas que estão buscando resolver a ruptura e
poderão direcionar melhorias da plataforma e novos desafios, de empresas de
tecnologia que queiram levar suas soluções aos varejistas, de outras empresas e
iniciativas que estejam atacando as mesmas dores ou problemas adjacentes, e até
de empresas que já abordaram em algum momento esses temas e mudaram de curso.
Entendemos que as parcerias e ações promovidas pela
plataforma de inovação aberta são os elementos que constituem o ecossistema de
fato, junto com empresas dispostas a dividir suas experiências e contribuir.
Resultados são consequência dessa vontade de trabalhar junto, de entender que
vários juntos pensam melhor do que um, de que ninguém sabe de tudo e que a soma
e complementariedade de diferentes experiências produzem respostas melhores
mais rapidamente, de entender que mais vale uma ideia média executada do que
uma ideia brilhante no papel. Estas ideias exercitadas na plataforma direcionam
a construção de um ecossistema potente de inovação.
É assim que a RWS encara e pretende atuar por aqui. Deixamos
aqui um convite para conectar com quem estiver atuando nestes temas que
abordamos na RWS e com todos a quem pudermos agregar de alguma forma.
Até breve!