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Varejo by Grupo CondorVOLTAR

A era da digitalização do varejo

A era da digitalização do varejo
Jean Alex Marcondes Maraschin
jun. 23 - 3 min de leitura
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Você sabia que aproximadamente 4,4% das startups são voltadas para atender o varejo?

Considerando o setor restrito de RetailTechs, mais de US$ 750M foram investidos ao longo de 2021.

O comportamento de compra do consumidor se modificou e, hoje, não é possível pensar em uma experiência de consumo que não seja atravessada pelo ambiente digital.

A pesquisa realizada pela revista Veja em parceria com Ey Parthenon indica que 62% dos brasileiros estão visitando menos lojas físicas, 32% aumentaram suas compras online de alimentos, 39% revelaram que o volume de compras de itens diversos pela internet aumentou e 33% dos entrevistados passaram a consumir produtos do comércio local.

Durante a pandemia, os consumidores demonstraram um maior interesse em explorar além de seus produtos favoritos, com até 75% dos consumidores experimentando novas categorias e 40% mudando para novas marcas. Um fator-chave na erosão da lealdade da marca é a crescente importância da sustentabilidade e do propósito, à medida que os consumidores cada vez mais se voltam para empresas que compartilham seus valores.

E não é apenas uma tendência do consumidor. O s funcionários estão igualmente preocupados com a responsabilidade social. Para conquistar a lealdade desses constituintes conscientes de valores, as organizações precisarão incorporar esses valores em tudo o que fazem, desde operações até recrutamento de funcionários.

A experiência do cliente está se tornando uma parte cada vez mais estratégica da marca de qualquer empresa à medida que as empresas se tornam mais centradas no cliente.

E graças às tecnologias que dão aos clientes mais opções do que nunca, bem na ponta dos dedos, os consumidores esperam uma Experiência do Cliente impecável, a qualquer hora e em qualquer lugar, independentemente do meio. Em outras palavras, a retenção e satisfação do cliente está entrelaçada com cx.

As pessoas estão mais acostumadas e educadas ao online, ou seja, Cada vez mais, o sucesso do varejo depende de um posicionamento "omnichannel". ou seja, atender ao seu cliente ao mesmo tempo na loja física, no ambiente digital ou em qualquer combinação dos dois.

O fato é que a pandemia provocou uma disrupção nas atividades cotidianas como um todo e empresas que souberam aproveitar as oportunidades de desenvolvimento, adaptando seus serviços para as novas demandas de consumo, saíram na frente nessa jornada. Nos últimos anos, houve um aumento dramático nas interações digitais de atendimento ao cliente, e esse número só deve continuar a crescer.

Até o final de 2022, os gastos globais com tecnologia para melhorar a experiência do consumidor devem chegar a US$ 641 bilhões. A mudança para uma experiência mais digital, no entanto, não está simplesmente sendo impulsionada por empresas que buscam melhorar as experiências, mas também pela forma como os negócios estão sendo feitos em geral, à medida que o mundo avança para a era digital.

E você, pós presenciar na pele essas mudanças causadas pela pandemia você prefere o antigo ou prefere o novo cenário em que estamos vivendo?

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